Corrida x Caminhada

Corrida-e-Caminhada

A atividade aeróbica é sem dúvida a melhor opção para quem quer se livrar daquele excesso de peso ou simplesmente reduzir as gorduras localizadas. As duas atividades físicas aeróbicas mais práticas para lhe ajudar a conseguir este objetivo são a corrida e caminhada, pois para realizarmo tal tarefa precisamos apenas de nossas pernas e um pouco de força de vontade.

A caminhada e a corrida são movimentos naturais do ser humano que são praticados com diferentes propósitos há milhares de anos. Apesar da aparente simplicidade, essas atividades envolvem um complexo sistema bioquímico de mobilização de energia de substratos como os carboidratos, gorduras e proteínas. Além da mobilização de energia, nossos músculos, tendões, ossos e articulações são os principais responsáveis por absorver o impacto promovido pelas atividades físicas.

Corrida ou Caminhada, qual o melhor?
Não existe melhor ou pior, a corrida sem dúvida possui um gasto calórico maior do que a caminhada, mas também possui um grau de dificuldade mais elevado. A caminhada é um exercício que provoca uma sobrecarga menor as articulações, no entanto o gasto calórico dessa atividade é inferior ao da corrida. Devemos lembrar que cada pessoa possui sua identidade individual biológica e a prescrição do exercício deve ser individualizada.

Benefícios da Corrida e da Caminhada:

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Corrida  Reduz o peso, ativa a circulação sanguínea, aumenta a massa muscular, eleva o condicionamento físico, ajuda a controlar os níveis de colesterol. Ajuda a definir pernas, glúteos e abdômen. São eliminados aproximadamente 500 calorias por cada hora de corrida, isso na média de uma pessoa com peso referente a 70 kg. Quando se faz a corrida, a pessoa acaba acelerando o sistema respiratório, que por sua vez estimula o coração, a levar maior quantidade de oxigênio para os músculos.

Caminhada  Nesse tipo de modalidade, o organismo trabalha mais lentamente, pois o ritmo é equilibrado e menos intenso. Se for realizado regularmente pode ajudar no combate contra a depressão, a osteoporose, a artrose, reduz eventos de acidente vascular, também é capaz de provocar a oxigenação do cérebro, criando sensações de bem estar, por causa da liberação de endorfinas. Apenas em uma caminhada que tenha o período de 1hora em média, pode queimar até 480 calorias energéticas, sendo que 70% delas são a própria gordura.

Dica
Escolha um tênis e roupas confortáveis para correr ou caminhar. Lembre-se que qualquer resultados físico está diretamente ligado a sua alimentação e que quanto maior a sua dedicação, melhor e mais rápido você terá resultados positivos.

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer suplemento alimentar ou iniciar um tratamento médico complementar, incluindo o uso de remédios naturais ou à base de plantas, você deve fazer sua própria investigação e, em seguida, consultar pessoalmente o seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não compre produtos proibidos no Brasil, que não estejam registrados no Ministério da Saúde. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

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1 Resultado

  1. Júnio KGB disse:

    Excelente matéria! Parabéns ao site, está ficando muito bom!

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