Diferença entre Pré Treino e Termogênico!

Pré Treino e TermogênicoPré Treino e Termogênico – Emagrecer ou ganhar massa muscular?

Jack 3d, Lipo 6, Assault, Oxyelite, 1.M.R e Super HD são nomes de suplementos pré treinos e termogênicos mundialmente conhecidos, apesar disso, vejo muita gente com dificuldade em entender suas funções, mesmo já tendo feito uso de algum deles. Apesar de os termogênicos e pré treinos potencializarem nossa energia durante o exercício, suas indicações de uso são diferentes.

O que é um termogênico?

O termo termogênico vem da palavra termogênese, que é o aumento da temperatura corporal. Este aumento da temperatura interna induz o corpo a gastar mais energia, auxiliando na redução dos estoques de gordura. Praticamente todos os suplementos termogênicos contém cafeína, um importante estimulante do sistema nervoso central que além de estimular a termogênese melhora o rendimento esportivo em atividades físicas.

A cafeína também é alvo de estudos por atuar como uma catecolamina, se ligando a receptores β-adrenérgicos e aumentando a lipólise (mobilização de gorduras) no tecido adiposo. É bom que saibamos que existe uma diferença entre mobilizar e “queimar” (oxidar) gorduras. O processo de diminuição do percentual de gordura corporal envolve as duas etapas: Após a mobilização, é necessário oxidar a gordura mobilizada, caso contrário, a mesma retorna ao tecido adiposo, onde permanece estocada até que haja um novo estímulo para sua mobilização.

Também é comum encontrar substâncias inibidoras de apetite na composição dos suplementos termogênicos para reduzir a ingestão de novas calorias e acelerar o processo de emagrecimento.

O que é um pré treino?

Os suplementos pré treinos se caracterizam pela otimização da energia, e seu consumo deve ser feito cerca de 30 minutos antes do treino, por isso o nome “pré treino”. A composição de um pré treino geralmente contém arginina, taurina, ornitina e beta-alanina, além de creatina e estimulantes. Veja abaixo:

Arginina – Tem sido relacionada com a melhora do desempenho físico por provável diminuição da fadiga muscular. Esse efeito seria associado à vasodilatação promovida pelo óxido nítrico, resultando no aumento da perfusão muscular, e pela diminuição do consumo de glicose pelos músculos esqueléticos em atividade.

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Taurina – Ajuda a evitar o catabolismo (degradação) de proteínas, favorecendo o uso de gorduras como fonte de energia. Além disso, ela possui um efeito “desintoxicador”, ajudando na excreção de substâncias das células que não são mais importantes para o nosso organismo através do fígado.

Beta-alanina – É um aminoácido não essencial, que associado a outro aminoácido, L-histidina, promove a formação de carnosina. A carnosina está presente naturalmente no tecido muscular e é um dos principais responsáveis pelo tamponamento ácido-básico nesse tecido, seu principal efeito físico é a redução da fadiga muscular.

Ornitina – Usado como suplemento dietético e no tratamento da hiperamoniemia e distúrbios hepáticos. Juntamente com a carnitina e a arginina, é usada para mobilizar as gorduras do organismo.

Creatina – A creatina é um importante fator no processo de contração muscular, servindo como uma reserva de energia que será utilizada em atividades físicas de curta duração, alta intensidade e com curtos períodos de recuperação.

Na minha opinião, a presença de estimulantes nos pré treinos é o principal motivo pelo qual as pessoas os confunem com termogênicos, pois a termogênese também acontece. No geral, os termogênicos são indicados para pessoas acima do peso que querem emagrecer ou em fases de cutting, e os pré treinos para pessoas que visam a hipertrofia, mas isso não é regra, pois os pré treinos também podem ser usados para cutting dependendo da dieta do atleta.

Lembre-se, informação é tudo! Pesquise muito antes de tomar qualquer suplemento!

Leia também: “O que é cafeína e como ela pode ajudar no emagrecimento?” e “O que é dmaa?“.

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer suplemento alimentar ou iniciar um tratamento médico complementar, incluindo o uso de remédios naturais ou à base de plantas, você deve fazer sua própria investigação e, em seguida, consultar pessoalmente o seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não compre produtos proibidos no Brasil, que não estejam registrados no Ministério da Saúde. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

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2 Resultados

  1. raissa disse:

    oi queria saber se posso tomar o pré-treino assault antes do treino e pela manhã um termogênico, pois só malho a noite, já estou tomando dilatex e uma proteína da gold standart?
    vc pode me auxiliar…

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