Aminoácidos e Proteínas!

proteinasCertamente você já ouviu falar que para um bom desenvolvimento muscular é necessário termos uma dieta rica em proteínas e aminoácidos, mas você já procurou saber como eles agem e qual a função de cada um em nosso organismo? Não? Então chegou a hora de saber o que os aminoácidos e proteínas fazem em nosso corpo.

A proteína é depois da água, o nutriente mais abundante nos seres vivos, pois praticamente tudo em nosso organismo é composto primariamente por proteínas, incluindo nossas células. As proteínas desempenham um papel semelhante ao dos tijolos em uma construção, formando nossa pele, unhas, cabelos, ossos, músculos, etc.

Estima-se a existência de aproximadamente 2 milhões proteínas em nosso corpo e cerca de 100.000 tipos diferentes de proteínas. Cada tipo diferente de proteína desempenha seu papel no corpo humano.

Muitos se enganam quando pensam que o papel das proteínas é apenas estruturar nossos tecidos e órgãos, pois sabe-se que várias substâncias ativas em nosso corpo são formadas por proteínas, como: hormônios, anticorpos e enzimas.

O que são os aminoácidos?
Os aminoácidos são considerados blocos de construção do corpo humano. Eles são responsáveis pela formação das proteínas. Os aminoácidos também influenciam no humor, concentração, agressividade, atenção, sono e desejo sexual.

Na natureza, existem cerca de 20 aminoácidos, fora suas inúmeras derivações e combinações que derivam outros aminoácidos como a Creatina. Dentre estes aminoácidos, dois grandes grupos são classificados, entre outras muitas classificações possíveis: Os aminoácidos não-essenciais, cujo corpo tem a capacidade de sintetizá-los e os aminoácidos essenciais, na qual o corpo não tem a capacidade de sintetizá-los e, portanto é necessário que o consumo venha da dieta ou suplementação.

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Quais são os aminoácidos essenciais?
Existem 9 aminoácidos essenciais, são eles: fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano, histidina e valina. Podem ser obtidos através de uma variedade de alimentos, como carnes, cereais, legumes, grãos, soja, ovos e leite ou através da suplementação.

Para o praticante de atividade física e que busca aumento de massa muscular, as proteínas e os aminoácidos não são apenas essenciais, mas, obrigatórios, pois, como já dito, para que haja a síntese de tecidos (inclusive o muscular) há necessidade sim de proteínas.

Porém, não basta apenas comer proteínas para fica mais forte. Uma das regras do nosso organismo é só usar aquilo que precisa, armazenando o resto caso haja carência de alimentos no futuro. A produção de músculos é incentivada pelo exercício físico e é na recuperação muscular que nossos músculos crescem. Se um determinado músculo está sendo constantemente exigido, o corpo automaticamente aumenta o aporte de proteínas, tornando-o mais forte. Neste caso, é preciso garantir uma boa ingestão de proteínas para que estas possam servir de substrato para a produção de fibras musculares maiores e mais fortes. Se o indivíduo, porém, é sedentário ou faz esforços apenas leves, o organismo não sente necessidade de criar mais músculos, já que a atual musculatura é suficiente para suportar a carga diária de esforços. Neste caso, se o sujeito consumir mais proteínas que o necessário, elas não serão aproveitadas e o corpo as transformará em gordura, armazenando-as nos tecidos adiposos.

ATENÇÃO: Este artigo serve apenas para fins informativos e não se destina a fornecer assistência médica. Antes de tomar qualquer suplemento alimentar ou iniciar um tratamento médico complementar, incluindo o uso de remédios naturais ou à base de plantas, você deve fazer sua própria investigação e, em seguida, consultar pessoalmente o seu médico, nutricionista ou personal trainer habilitado. Não compre produtos proibidos no Brasil, que não estejam registrados no Ministério da Saúde. Para maiores informações visite o site da ANVISA.

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1 Resultado

  1. setembro 13, 2013

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